Thursday, January 10, 2008

Estrangeirismos e essas cenas...

Eu sou fâ absoluto de termos em Inglês...Simplificam imenso a vida, por exemplo, um conversa entre dois Geeks da informática não fazia o minimo sentido se fosse em português.

Exemplo:
Geek1 - Quanta "RAM" tem o teu "PC" e quál é a velocidade de gravação do teu "CD" "ROM"?
Geek2 - 1024 Mega Bytes,ou seja, 1 Giga Byte e grava a 48 vezes...

Tradução para a lingua de Camões:
Parolo que gosta de novas tecnologias1 - Quanta "Memória de acesso casual" tem o teu "computador pessoal" e qual é a velocidade de gravação do teu "Disco Compacto" "Memória Apenas Leitura"
Parolo que gosta de novas tecnologias2 - 1024 "enorme piiiiiii"(leia-se enorme silêncio pq no tempo de camões megas não existiam), ou seja, 1 "piiiiiii"(leia-se um ainda maior enorme silêncio pq no tempo de camões gigas nem existiam nem eram imaginados, ainda andavam a medir distâncias com nozinhos nas cordas).

Como se confirma por este exemplo, os estrangeirimos são sem dúvida indespensáveis para a boa e rápida comunicação entre Geeks...por exemplo...eu estou com um problema por resolveram migrar uma das minhas aplicações web para um novo web server. Isto fez com que alguns links tivessem alguns problemas porque passavam informação pela string do URL e as Queries de SQL baralharam a strConn do webserver à BD. Isto que acabei de dizer é totalmente lógico, mas se fosse em português tinha que criar um blog só para as baboseiras todas que teria que traduzir.

Mas há estrangeirismos que entram no nosso dia-a-dia, e sobretudo são utilizados como termos de estatuto e de pessoa bem falante e cujo objectivo não é simplificar a conversa mas sim mostrar o dominio (aportuguesado...Claro) pela lingua de Sua Majestade...

No caso do futebol então é "gritante". Eu na minha fabulosa ignorância sobre tão maravilhoso desporto, apenas me consigo concentrar na espetaqcular capacidade dos nossos conterrâneos em utilizar esses termos estrangeiros com o perfeito sotaque beirão ou do Nuorte...

O primeiro que me salta logo à memória é o "Mister". Forma como os jogadores da bola no seu elástico vocabulário designam o seu treinador. Imagino mesmo, na altura do Bobby Robson, ele a chegar ao Balneário e dizer "Hello, I'm Mr Robson...I'll be your coach...bla bla bla..." e a lampadinha meia fundida de tanta cabeçada no esférico daqueles jogadores a processar a informação e a dizer...."como é que se chama o gaijo??? Acho que ele disse mister..." E pumba...ficou. Até consigo imaginar os jogadores a mandarem-lhe postais de Natal traduzidos pelas filhas mais novas que até já têm inglês na primária e dizer "Dear Mister, I wish you a ... blablabla" o que traduzindo é o mesmo que mandar um postal de natal ao meu chefe a começar com "Querido Senhor,..." Isso valia-me logo pelo menos uma despromoção...
O Pior é que no meio de tantas "iluminências" neste mundo do desporto Rei, outros treinadores nacionais, à procura do estatuto inalcansável pelo seu desempenho no campo, autointitularam-se de Mistérs (já em português comum) sem se aperceberem que estavam a ser tratados comumente como o Sr José das couves...

Outro termo brilhante e de mais comum aparição tem sido a "média de golos" que podem fazer a diferença para a selecção de uma equipa para a fase seguinte de um capeonato ou torneio.(Acho eu) Mas lindo, é que a frase "Goal Average" é usada em todas as discussões de café à boca cheia com a boa pronúncia portuguesa GÓL À BARÁGE!

Com isto acho que já me alonguei demais, apesar de me lembrar de muitas outras expressões importadas. Tudo o que exagera a "bater no ceguinho" perde a piada...ou como se diria em estrangeiro "stop hiting the litle blind man that much...it's not funny!!!"

Lol lol lol ou em português Rag Rag Rag

Saudações

DiNiS - 6584
"Life begins at 300!!! - Kawasaki ZX12R"
"Waroo doing up there?!?!? - BestWaroo12"
"Flying High on the Wings of a Kondor11.AdvanceKites"
"28400 Kms atrás das antenas!!!"

PS - Este mês já me ultrapassei...2 post em 15 dias!!! Nem me reeconheço...lololol

2 comments:

Anonymous said...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my site, it is about the CresceNet, I hope you enjoy. The address is http://www.provedorcrescenet.com . A hug.

Anonymous said...

Let it be in cod fish waters, gosto muito mais desta :)

Good old weathers...

Grande abraço,

Suc.