Wednesday, June 18, 2014

#$&€@ prás Selfies...

Eu não posso criticar as selfies de ânimo leve, uma vez que sou adepto de tirar auto-retratos desde o tempo em que as 1ªs máquinas fotográficas digitais eram do tamanho de paralelos e gravavam em disketes de 3,5".(Para quem não sabe ou não se lembra, disketes eram aquelas cenas que davam para gravar bits antes das pens USB, ou dos cartões SD's. Tinham uma capacidade de 1,4MB cerca de 23000 vezes menos que o meu telemóvel neste momento.)

Isso aconteceu com a necessidade de documentar passeios de mota, ou descidas da neve quando me encontrava sozinho. Aliás, a minha mãe possui uma colecção de fotos minhas em que a pose de braço esticado e as fuças descentradas da câmara são imagem de marca.

Hoje em dia, sinto-me invadido por pelos do nariz de metade dos meus "conhecidos" do FaceBook. É impossível abrir a página referida sem levar com as trombas de alguém a tentar enquadrar a própria cara com a torre dos Clérigos, ou os Jerónimos, atrás, num espaço onde não cabe a portinhola duma caixa do correio.
Comprova-se também que com a massificação de câmaras disponíveis em todos os dispositivos e alguns com mais do que uma, o lixo fotográfico propaga-se e não vale o espaço que ocupa no "éter".(Analogia às ondas de rádio para tentar associar ao espaço virtual - leia-se aqui momento lúdico e com tentativa de alguma cultura inútil e não fundamentada. Principal objectivo era encher mais duas ou três linhas...Objectivo cumprido)

Outro assunto são as poses das respectivas Selfies. Nas selfies femininas, a variedade de perfis faciais é maior do que eu julgaria possível na anatomia humana. Por Exemplo:
- O perfil visto de cima e da direita com os olhos ligeiramente a revirar para cima e os lábios a simular uma "Angelia Jolie" ou a mais nacional "Manuela Moura Guedes";
- A pose do queixo a encostar ao peito e um olhar lânguido a tentar passar a inocência de quem quer dar uma boa...(e fica para a vossa imaginação);
- O perfil lateral com o olhar no vazio com pôr do sol de fundo, à procura do amor perdido a passar uma imagem de cultura e romantismo enquanto se vê dois canídeos a tentar procriar;

Enfim, os cenários são infinitos nas selfies femininas, onde o objectivo é tentar mostrar aquilo que eu gostaria que os outros vissem em mim e não aquilo que realmente sou. Já no caso das selfies masculinas o cenário é apenas um:
- Uma besta de olhos arregalados para a câmara, boca semi-aberta e com ar de surpresa como se não tivesse sido ele a tirar a foto.

Claro que há vertentes das selfies que não me incomodam nada, normalmente envolvem uma moça em lingerie, um telefone e um espelho de casa de banho. o Interesse aí não está na moça, mas sim no estudo dos produtos que se encontram visíveis na foto e no estado da arrumação em geral dos ambientes onde são tiradas as fotos.

Para terminar, e porque entretanto tenho que ir ali à casa de banho, a moda das selfies tornou-se numa tendência tão plastificada como os concertos da Miley Cirus, ou dos One Direction, até mesmo de um VideoClip da Katy Perry, ou de toda a programação da MTV Portugal, ou como o parco vocabulário dos apresentadores da SIC Radical... Ou Seja, um saco de gomas rançosas ali da loja dos chineses junto ao CC Londres na Sra da Hora...

Saudações
 
DiNiS - 23224
"To Boldly go Where no Man has...Well?!?! U Know the Rest! - BMW R 1200 GS ADV"
"Waroo doing up there?!?!? - BestWaroo12"
"Flying High on the Wings of a Kondor11.AdvanceKites"
"Wake up for Wake - JStar Region 140"
"GRAVITY!!! Obeying it is for Pussies!" - 168xSkyDive
"288555 Kms atrás das antenas!!!"