Thursday, May 08, 2008

Porquê que as máquinas falam...

Nos últimos tempos tenho abraçado a tecnologia com todo o coração...não, ainda não arranjei uma mulher robot, mas dei largas à minha infantilidade e comprei uma PlaStation3.(Isto para não falar na bicicleta de montanha que agora me tortura regularmente as pernas e outras partes da minha anatomia que me recuso a referir aqui por ser demasiado íntima.Aliás tenho que dar nome de mulher à "bicla", pois algo que roça tão perto da minha intimidade só pode mesmo ser do sexo oposto...lololol).

Mas voltando às máquinas, a Playstation é de facto um Maquinão com M Grande. Quando a instalei na sala lá de casa, imediatamente identificou a rede wireless de minha casa (sim, porque eu sou "chique" e tenho uma rede wi-fi instalada em minha casa como todos os portugueses que aderiram recentemente ao Sapo, ao Meo, à NetCabo, Clix e outros afins) e assim de repente passei a ter os 2 portáteis, o desktop, a playstation portátil, a playstation 3 todos ligados à internet sem fios lá de casa...tenho o mundo em quase todas as divisões da casa e só ainda não fui para a casa de banho com os portáteis pq não dá muito jeito.

Mas tudo isto me levou a pensar como é que as máquinas falam umas com as outras e comecei a dar asas a um pensamento e lebrei-me de tentar chegar a alguma conclusão aqui no blog. Como sei que consigo ser um bocado maçador(pronto bá!!!mesmo aborrecido) com estes temas, vou tentar chegar a alguma conclusão em linguagem corrente. Como também é um tema que vai dar pano pra mangas possívelmente vou deixando aqui diferentes capítulos. Se não quiserem ler deixem umas mensagens neste post e eu não escrevo mais...

Antes de avançar, assim como nós os humanos falamos e ouvimos para comunicar (pelo menos na forma mais comum, porque os surdos comunicam por gestos, e os tarados sexuais por actos...;)) utilizando uma linguagem aqui na terra dos tugas o Português, ou melhor o calão do Português com todos os seus dasss e *&%$lhos, as máquinas usam uma linguagem binária.(1º grande palavrão) É fácil, nos desde criancinhas que aprendemos a contar de 0 a 10, e depois dá a volta e começa novamente até 20. Este é o sistema décimal que a D Olga na 3ª classe muitas reguadas me deu por causa da tabuada. As máquinas usam o binário que só tem o 0(zero) e o 1(um). Agora imaginem o que é contar até 100 só com dois dígitos. 0...1...10...11...100...101...110...111...1000...1001...1010...1011...chega cansei-me...contei até 11 e chegou...

Para ver se perceberam o meu número de telemóvel é 1001101101001001001101...mandem-me uma msg que ninguém me escreve há muito tempo... :(

Mas isto tudo não interessa, o que interessa é que os 0's e os 1's para as máquinas são como interruptores de luz. Aliás se virem os interruptores de luz muitas vezes tem um 0 e um 1 a indicar a posição de ligar e desligar... Uma máquina faz o seu pensamento da seguinte forma...Imaginem uma casa com uma porta de entrada e 32 portas de saída com muitos corredores a ligar essas portas. Eu como máquina que sou vou ligar as luzes apenas de alguns corredores de forma a que o caminho da porta da entrada até a uma das trinta de saída está iluminado.Assim quando tu entrares na porta de entrada só vais conseguir sair pela porta 26 porque só esses corredores estão iluminados...quando vier a pessoa seguinte eu como máquina que sou mudo os corredores iluminados e a próxima pessoa sai pela porta 13...ou seja mudando os interruptores dos corredores a mesma máquina obteve 2 resultados diferentes.Este foi um exemplo inventado por mim, por isso o mais provável é que esteja errado...lololol

Mas isto é o funcionamento da máquina e cada 0 e 1 é o que se chama um bit(com letra pequenina). bit é a abreviatura de biNARY DIGit. E quando vocés dizem qual é a diferença para o Byte??? Eu gostava de poder dizer que era uma boa duma trincadela(tradução fonética do Inglês) - quem ler esta porcaria ainda deve achar que eu percebo da coisa - mas não é! um byte é um conjunto de 8 bits. Ou seja, o meu número de telemóvel ocupa aproximadamente 3bits. Tendo em conta que um telefone actual que se preze tem que ter pelo menos 64 MegaBytes, tirando 30Mb para o sistema operativo e uma fotos de gaijas boas e de motas... em 34Mb existem (34*1000kb), ou seja, existem 34.000.000bytes, ou seja

--Pausa--
Para ir buscar a calculadora
--Pausa--

272.000.000 bits a dividir por 3 dá 90.666.666 números de telefone (sem nome claro!!! com nome claro que ocupa um bocadinho mais logo cabem um bocadinho menos de números).

Bem!!! e agora que vos aborreci a todos e a mim também e já não sei bem o que ia dizer despeço-me, se leram até aqui, muitos parabéns, têm mais paciencia do que eu...

Saudações

DiNiS - 7962
"Como as curvas de uma mulher! - Suzuki GSX1000R"
"Waroo doing up there?!?!? - BestWaroo12"
"Flying High on the Wings of a Kondor11.AdvanceKites"
"Kms - Os mesmos d'ábocado - atrás das antenas!!!"

1 comments:

Susie Mary said...

Obrigada! Iniciei o meu processo de descoberta sobre o funcionamento destas coisas estranhas - os equipamentos TIC... Para mim o funcionamento de todas as maquinetas passa por uma questão de fé. Eu de facto acredito que envio um e-mail e alguém recebe. Vivo deslumbrada pelo milagre do funcionamento do fax (eu acho fenomenal) e espantada com o facto de ser possível encontrar o meu telemovel em qualquer parte do mundo (se tiver rooming, claro)... É um fenomeno mais ou menos semelhante aos relâmpagos, à chuva, à terra girar em torno do sol...

Já agora como é que funciona o fax???