Monday, September 21, 2009

GPS Tuga

Ontem nas minhas deslocações habituais atrás das antenas e depois de várias horas agarrado à regueifa do Mitsubishi outlander que a minha empresa alugou para eu conseguir passar nos caminhos de cabras que levam às antenas, vi a luz e cheguei a uma conclusão sobre o condutor português...

Mas antes de referir a dita conclusão, tenho que fazer um aparte...

-----APARTE-----

O Mitsubishi é mesmo curtido, conduz-se exactamente como na PlayStation. Além de ter uma voz sexy inglesa que a qualquer comando começa para ali a palrar para fazer chamadas do meu telemóvel, têm uma cena espetacular... Cruise Control (mais uma fez realço a utilização de termos estrangeiros que quase transformam este blog numa cena Bilingue).
Só me faltava o XIS,BOLA,QUADRADO,TRIANGULO para me sentir a conduzir no Puff lá de casa em frente ao LCD. Com a cena do control de velocidade cruseiro de 3 botoezinhos no volante (ou regueifa) fiz os kms todos, que nem um Buda (não não estou a comparar tamanhos de barrigas) de pernas cruzadas...

-----OK! FIM DE APARTE-----

Ora onde é que eu ia??? Há já sei, na conclusão dos condutores portugueses.
Ontem pela 1h da manhã estava eu a circular ali pouco depois da ponte do freixo, quando tento ultrapassar um Serie 3 da BMW que se deslocava a 130km/h. Eu nos meus normais 140 inicio a ultrapassagem mas o condutor da dita viatura (meia azeiteira confesso) deve ter-se sentido ofendido no seu ego masculino e com receio pela sua virilidade começou a dar gaz por ali fora, não me permitindo terminar a manobra.

Isto pôs-me a pensar que não é possível todos os condutores de um país sejam maus, mal educados, com complexos de inferioridade e inseguros... Tem que haver um factor externo. Nesse momento passa por mim um daqueles SUVs familiares com Mãe,Pai,Filhos e Sogra e com o mágnifico GPS de 30 polegadas pendurado no pára-brisas e foi aí que eu vi a Luz. (Além da do GPS que já ia dois carros à frente a ainda me ofuscava)

Em Portugal, conduz-se mal porque, há de certeza, uma versão do Tom-Tom ou do N-Drive exclusiva para os nossos condutores. Em vez de indicações sobre como chegar ao destino dá indicações sobre como conduzir. Passo a exemplificar com frases do GPS que se pode adquirir em voz feminina ou masculina...sim porque as mulheres também podem guiar mal, é um direito que lhes assiste, não são só os homens...

Então aqui vai:

GPS - "Hoje é Domingo...Por favor conduza abaixo dos 80km/Hoooora"Para quem se desloca nas auto-estradas. Esta velocidade é adequada proporcionalmente para Nacionais e Locadidades.
GPS - "Vai iniciar uma ultrapassagem...NÃO LIGUE O PISCA,NÃO LIGUE O PISCA!"
GPS - "ATENÇÃO!UM VEÍCULO TENTA ULTRAPASSA-LO(A)...ACELERE! SIM! SIM! É O PEDAL DA DTA"
GPS - "PARABÉNS...Conseguiu criar um engarrafamento!"
Ocasionalmente, este modelo de GPS também dá indicações de direcção...
GPS - "ACABOU DE PASSAR A SUA SAÍDA!!! Encoste na berma da auto-estrada e faça marcha-a-trás...Atenção à segurança, LIGUE OS 4 PISCAS"

Bem, agora que já desabafei, gostava de aqui pedir desculpas ao condutor do Citroen XSara, hoje ali perto de Arcos de Valdevez, por lhe ter interrompido a sesta quando o ultrapassei. Queria também agradecer à Sra que se deslocava num Twingo por ter tido a amabilidade de me interromper duas ultrapassagens sem dar pisca na A3. E Por Fim, ao jovem casal que se "comia" ali perto da barragem do Touvedo que me fez acreditar que afinal os carros sempre servem para mais alguma coisa ao Domingo para além de incomodar quem tem o azar de trabalhar nestes dias.

Julgo que é tudo...Vou dormir que amanhã é dia de papeis

Saudações

DiNiS - 13709
"Como as curvas de uma mulher! - Suzuki GSX1000R"
"Waroo doing up there?!?!? - BestWaroo12"
"Flying High on the Wings of a Kondor11.AdvanceKites"
"Wake up for Wake - JStar Region 140"
"I'm falling!!!I'm falling!!!To Madness!!! - 37xSkyDive @SkyFunCenter - PaN
"Hoje foram só 230Kms atrás das antenas!!!"
31 Posts - 21 para o objectivo Anual!!!

2 comments:

Susie Mary said...

ual é o comando de voz para inverter a marcha numa auto-estrada?

Vera said...

DinisMan tenho-te a dizer que te superas-te c/ o GPS Tuga!!! Arrancas-te da minha pessoa duas ou três gargalhadas sinceras e persistentes!!!GOSTEI!