Tuesday, September 29, 2009

Eu queria ser cidadão...

...Mas pelos vistos, está díficil.

Eis que no decorrer normal da vida de um Português, surge pontualmente a necessidade de recorrer às borucracias de renovações documentais.
Esse momento chegou na minha vida, e tenho que abandonar o velho e carcomido BI e solicitar o verdadeiro, actual e técnológico Cartão do Cidadão.

Como bom Português que sou, há que gastar tudo até à última gota, e assim fiz com o BI. Válido até 09-09-2009, aínda continua válido na minha carteira e a funcionar com todos os seus rasgões e empenanços. É claro que este fds fui votar de passaporte não fosse a menina da urna implicar com o meu Semi-BI.(Mas sobre as eleições ainda não tive tempo para pensar no assunto...e acho que não me vou manifestar sobre o estado da Nação).

Voltando ao BI, lá fui eu ontem cheio de energia e motivação à Loja do Cidadão para pedir o meu cartão do Cidadão. Consegui fazer grande condução pelo meio dos invalidos e drogaditos na zona da Segurança Social, esquivei-me com arte a dois ou três encontrões ali nas finanças e eis que chego ao IRN(Instituto de Registos Nacionais).
Senha A - Pedido de Cartão do Cidadão. Estava no número 153...Carrego no botão, na expectativa de ver o que me saía na "taluda" e posso dizer de boca cheia que me saiu a Desilusão!!!
Senha 270...Dasss eu contei e não vi lá 117 pessoas sentadas com ar miseravél de pedinte a suplicar por um atendimento mais rápido. Mas, ainda com uma réstia de esperança saco do iPod (que tem cornometro) e penso em contar quanto tempo demora a passar para o 154. Assim, podia fazer uma estimativa rápida do tempo que teria de esperar. "10 Balcões de atendimento, pode ser que isto se despache" - Pensei eu com os meus súbditos(Leia-se botões).

O iPod lá contou incansável durante 5min e o 153 lá se manteve bem pregado no placar. Feitas as contas assim por alto, na melhor das hipoteses, se isto demorasse 5min entre cada atendimento eu tinha um total de espera de...(vou ao excell fazer contas)...585min ou 9h45min! IMPACÁBEL!!! Viva o bom funcionamento dos Serviços Públicos.

Claro que eu num dia em que Jesus descesse novamente á Terra e dissesse que o Sexo passava a ser só para Diversão e que procriar seria só por acidente...eu até poderia ponderar espera as horas todas. Mas confesso, que aquela senhora forte e entradota (leia-se velhota gorda com o avental da fachina e o chinelo de felpo) constantemente a roçar o braço rechonchudo no meu, o guna de cabelo rapado a sorrir para a máquina fotográfica com todos os seus 3 dentes e ar de engate, foram a gota de água que me esgotou a paciência no Record de 5 min.

Fugi dali como o Diabo da Cruz (expressão popularucha que se adequa lindamente ao ambiente onde me encontrava).

Arrisquei tudo e fui a Espinho, ao IRN de lá, que sendo mais pequeno podia ser que me safasse... Náaaaaaa...Sopa do mesmo mas em escala mais pequena e concentrada. Aqui já nem havia senhas, é mesmo a chapada na cara de "para a próxima vem cá de madrugada buscar a senha que pode ser que te atenda às 4 da tarde"

Por todas estas razões decidi...não ser cidadão por uns tempos. Recuso-me a levar injecções de Funcionalismo Público durante umas semanas para ver se recupero do Trauma.

B&A do Ex-Cidadão

DiNiS - 13812
"Como as curvas de uma mulher! - Suzuki GSX1000R"
"Waroo doing up there?!?!? - BestWaroo12"
"Flying High on the Wings of a Kondor11.AdvanceKites"
"Wake up for Wake - JStar Region 140"
"I'm falling!!!I'm falling!!!To Madness!!! - 39xSkyDive @SkyFunCenter - PaN
"106736 Kms atrás das antenas!!!"
33 Posts - 19 para o objectivo Anual!!!

3 comments:

Patricia said...

quer isso dizer que se for sair contigo tenho que te deixar à porta dos restaurantes e afins porque só entram cidadãos???? em último caso pedes o bébe de uns amigos quaisquer, levas ao colo e passas à frente de toda a gente... ;-)
beijocas

Guida Fortuna said...

Um conselho, Dinis... 2ª Conservatoria do Registo Civil do Porto no Edifício Capitólio! Mto fácil ... e até te atendem ao sábado por marcação telefónica se quiseres! Ainda há bom exemplos neste país... para que possas voltar a ser cidadão mais depressa!!! Bjinhos

Anonymous said...

Dinis, descobriste finalmente o meandros da Função Pública. Benvindo a Portugal!

bjo